História

Resumo ano a ano


1997 - É fundada por Adauto Menegussi a Escolinha de Futebol Companhia de Craques.

2001 - A Escolinha torna-se um clube de futebol profissional passando a chamar-se Linhares Futebol Clube , registrado na Federação Capixaba de Futebol, Confederação Brasileira de Futebol e na FIFA, podendo assim participar de competições oficiais de âmbito estadual, nacional e internacional.

2004 - O Linhares inicia sua trajetória na 2° divisão do Campeonato Capixaba .

2005 - Garante vaga para a 1 ° divisão do Campeonato Capixaba .

2007 - campeão capixaba de futebol profissional.

O Linhares é mais que um clube é um projeto inovador, um projeto esportivo social com escolinha de futebol, como convênio com grandes clubes do Brasil e do exterior que leva o esporte a criança carente e dando a ela através do futebol, perspectiva de uma vida melhor.

Esta realidade já é um marco na vida esportiva, social e educacional da cidade de Linhares.

Fundação do Clube: 16 de agosto de 2001.

História


Em sua história, o Linhares Futebol Clube, fundado no dia 16 de agosto de 2001, esteve muito ligado às categorias de base, com jogadores jovens sendo revelados e posteriormente encaminhados para grandes clubes do Brasil e agremiações do exterior. Essa importância dada aos talentos mirins deve-se ao fato de que o time nasceu de uma escolinha de futebol, a Escolinha de Futebol Companhia de Craques, fundada por Adauto Menegussi.

O ex-jogador, empresário e atual presidente do Linhares, Adauto Menegussi, sempre esteve ligado ao futebol. Campeão capixaba como atleta (Guarapari F.C.), técnico (Linhares E.C.) e presidente (Linhares F.C.), conseguiu por meio de seus contatos (por ter feito mestrado na Europa conheceu diversas pessoas influentes no futebol), de seu espírito empreendedor e da ajuda de patrocinadores, transformar em 2001 a pequena escolinha em um clube registrado na Federação Capixaba de Futebol, na CBF e na Fifa.

Em 2004, a história profissional da equipe do interior do Espírito Santo ganhou um capítulo importante, já que nesse ano o time disputou pela primeira vez a segunda divisão do Campeonato Capixaba, vestindo um uniforme verde claro com faixas negras na lateral, homenageando as cores da escolinha que o originou.

Em 2005, o presidente mudou as cores para azul e branco, simbolizando a bandeira da cidade. Com o novo uniforme, o Linhares conquistou a vaga para a elite do futebol capixaba, batendo o Rio Branco na final.

Durante sua primeira temporada entre os grandes do estado, a agremiação participou da final do primeiro turno, porém foi derrotada pelo Estrela do Norte por 2 a 1 nas duas partidas decisivas. Já no segundo turno ficou atrás do Jaguaré na fase de grupos e não conseguiu classificar-se para a disputa do título. Contudo, o ano seguinte trouxe a glória para a cidade de Linhares.

Com uma fraca campanha no primeiro turno, terminando em último no Grupo A, vencido pelo Jaguaré, o ano parecia perdido e o rebaixamento iminente. Entretanto, com uma grande reviravolta, o clube faturou returno, batendo a Colatinense.

Na grande final, decidida em duas partidas, ganhou do Jaguaré em casa por 1 a 0 com um gol de Diego e empatou por 0 a 0 na partida de volta, conquistando o primeiro título de expressão.

Na Serie C de 2007, disputou a 2° fase, clubes como o Tradicional Bahia estava entre os confrontos e na Copa do Brasil de 2008 disputou com o Juventude R/S.

Com uma curta, porém vitoriosa história de vida, o Linhares Futebol Clube vem conquistando novos fãs e ocupando com honra o lugar nos corações dos habitantes da cidade, antes ocupado pelo Linhares Esporte Clube, extinto clube vitorioso na década de 90, , apesar da semelhança nos nomes, o nascimento de uma agremiação nada tem a ver com a falência da outra.

Ídolos, artilharia e títulos


O Linhares Futebol Clube, idealizado em 1997 e fundado em 2001, desde o início de sua história priorizou a formação de jovens talentos para grandes clubes do Brasil ou da Europa. Jogadores como Willian Gerlem Almeida, atualmente no futebol romeno, Fabio Fiorot, jovem de 15 anos que vestiu a camisa das categorias de base do Arsenal e Cícero Bobbio, também 15 anos, atualmente no Vasco da Gama.

Pelo time profissional, os destaques foram Zé Augusto, Patrick Kesley entre outros. O primeiro é o maior artilheiro do clube, já o segundo, destaque do Estadual 2008,

Zé Augusto, matador da equipe do interior do Espírito Santo, é o autêntico camisa 9. Artilheiro nato, é sinônimo de preocupação para as defesas adversárias, tanto que durante os sete anos de vida da agremiação ele é o jogador com o maior número de gols marcados, 20 no total até o começo de 2008. Sete deles foram feitos durante a Copa do Espírito Santo de 2007, quando se destacou como goleador da competição.

Fabinho Fiorot, um jovem e talentoso meio-campo, é a prova viva do ótimo trabalho das categorias de base do Linhares Futebol Clube. O jogador, apesar da curta carreira, passou pelo poderoso Arsenal da Inglaterra, ganhando experiência na categoria de base do clube inglês. Além dos Gunners, Fabinho integrou também equipes da categoria de base do Fluminense.

A lista das revelações do Linhares chegou até ao interior do Leste Europeu. O futebol romeno, mais precisamente o FC Farul, conta com o atacante brasileiro Willian Gerlem Almeida. Com um faro preciso de gol, o atacante de 23 anos foi o primeiro jogador tupiniquim a integrar a equipe das terras do Conde Drácula. Antes de chegar à Romênia, o ex-atleta do Linhares defendeu o Bahia e o Estoril.

Mascote

A mascote do Linhares Futebol Clube é a coruja, pois o animal é bastante comum na cidade de Linhares. Além disso, durante a construção do Centro de Treinamento, esta ave costumava visitar as obras e até hoje é constantemente vista nos muros e até no gramado do CT.
Galeria de Fotos